Apresentação do Curso

A estrutura da licenciatura em Ciência e Tecnologias do Som enquadra-se na lógica de formação subjacente ao Processo de Bolonha, tendo a Universidade Lusófona (ULHT) assumido desde cedo essa nova dinâmica de organização do Ensino Superior Europeu com vista ao desenvolvimento de competências de autonomia, espírito crítico, analítico e inovador.

Assim, procurou-se adequar o desenho deste novo ciclo de estudos às prerrogativas previstas pelas orientações de Bolonha, oferecendo aos alunos um plano curricular fortemente profissionalizante, que confere a áreas de conhecimento relativamente novas na academia portuguesa, como a engenharia acústica, a arte e design do som, a sonoplastia e a computação áudio digital, um papel no quadro da formação universitária ligada às áreas da comunicação e da arte.

A cultura do som entrou, nos últimos anos, na sua maturidade.

Por toda a Europa e nos Estados Unidos criam-se ciclos de estudo e centros de investigação tendo como objecto o som, as suas qualidades e expressões.

Também a ULHT e a Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) quiseram juntar-se à idade maior do som, fundindo na mesma licenciatura áreas tecnológicas, de comunicação e artísticas em crescimento constante desde os fins do século passado.

A estrutura curricular deste novo curso apresenta-se dimensionada para albergar disciplinas antigas e recentes, bem como unir as artes do som às tecnologias de gravação, reprodução, produção e sínteses sonoras.

Submetidos na vida urbana a um território onde impera o som e o ruído, este ciclo de estudos pretende contribuir para uma compreensão do objeto sonoro na vida quotidiana, recuperando pela história o que o humano deve ao sentido da audição.

Esta licenciatura privilegia o lugar das competências, do conhecimento e da inovação, numa associação estreita com as indústrias culturais, a investigação e os media.

As condições físicas de suporte à realização do programa de licenciatura em Ciência e Tecnologias do Som são garantidas pela excelência do campus universitário e dos equipamentos aqui existentes nas áreas da produção e realização audiovisual e multimédia.

Nele encontramos bons espaços letivos e de investigação, que se encontram equipados com tecnologias diversas, para além de laboratórios e espaços de estudo vários, que proporcionam condições de estudo, investigação e de trabalho excelentes para todos os elementos que integram a comunidade académica.

Competências

A licenciatura em Ciência e Tecnologias do Som, destina-se a dotar os alunos de conhecimentos técnicos, teóricos e autonomia para o exercício de funções profissionais e desenvolvimento de trabalho de investigação em áreas:

  1. Produção áudio e sonoplastia, nomeadamente, no contexto da produção audiovisual, multimédia e do espectáculo
  2. Produção de artes do som
  3. Pós-produção áudio e sonoplastia em projectos de audiovisual e multimédia, nomeadamente no contexto das novas oportunidades abertas pela área das aplicações digitais
  4. Investigação da relação do som com as estruturas sociais e ambientais

Saídas Profissionais

  • Produção áudio e sonoplastia nomeadamente no contexto da produção audiovisual e multimédia e de espectáculo
  • Pós-produção áudio e sonoplastia em projectos de audiovisual e multimédia para os meios digitais
  • Equipamentos e tecnologias do som
  • Investigação nas áreas de comunicação e artes do som

Estágio / Trabalho Final (Monografia)

A unidade curricular Produção do Evento e Estágio pode envolver a realização de um estágio em contexto empresarial/profissional, sendo fornecido ao aluno todos os instrumentos para a sua execução em colaboração com os diferentes intervenientes no processo.

Ligação do Ciclo de Estudos à Actividade de Investigação

A Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação, de que faz parte a licenciatura em Ciência e Tecnologias do Som, dispõe de um centro de Investigação acreditado junto da FCT: CICANT