A OUT.RA – Associação Cultural (entidade responsável pela organização do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro) apresenta, em conjunto com o Goethe Institut em Portugal, um evento que assinala o final do projecto Unearthing the Music: Creative Sound and Experimentation under European Totalitarianism, financiado pela União Europeia ao abrigo da iniciativa Europe for Citizens, e no âmbito do qual desenvolveu, ao longo de um ano, uma recolha de materiais audiovisuais relacionados com a música experimental no leste europeu entre os anos de 1957 e 1989.
Inseridos na 20ª Semana Internacional do Audiovisual realizaram-se dois concertos.
O primeiro, «Concerto para Computadores», foi criação de estudantes da Pós-Graduação em Produção e Tecnologias do Som com o apoio de Jonas Runa (docente):
O segundo foi uma criação de Francisco Marujo (estudante de Ciência e Tecnologias do Som).
Como o próprio explicou «Este registo sonoro é dedicado a todas as formas de vida perdidas nos incêndios em Portugal durante o Verão de 2017».
Aos poucos, a expressão sonora e a sua inserção em diferentes suportes mediáticos e artísticos têm mostrado a importância do som para o fazer do espaço que habitamos e da arte que criamos.
Aos poucos, muitos museus e galerias vão-se se deixando encher pelas artes do som, em iniciativas que seriam impossíveis de concretizar no século passado.
O MOMA de São Francisco apresenta até ao fim do ano uma retrospetiva do seu acervo em arte do som: “Soundtracks”. Aqui encontramos artistas mais ou menos conhecidos, mas todos com importância para se pensar estes objetos a partir dos seus efeitos e produção.