2º Fórum Internacional Itinerários Musicais: Música e Gesto

Convite para o 2º Fórum Internacional Itinerários Musicais: Música e Gesto
Entrada Livre

O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), organiza o 2º Fórum Itinerários Musicais, sob o tema MÚSICA E GESTO que se realizará no final desta semana, no CCB, Sala Amália Rodrigues, em Lisboa.

Este Fórum pretende incidir no estudo das relações entre som, música, gesto, artes performativas e tecnologias.

Transversal ao conjunto de temas a abranger neste contexto, está a reflexão sobre o modo como os discursos da identidade, da cultura, do poder, do conhecimento, se codificam nos gestos do corpo que se envolve numa expressão artística ou que com ela convive.

O teatro, a dança, o audiovisual, as novas tecnologias, e os seus cruzamentos com as expressões sonoras e musicais são áreas nas quais se irão desenvolver reflexões e debates, designadamente no que concerne às dramaturgias e representações do gesto.

De 6a feira a Domingo próximos próximos, reunir-se-ão no Centro Cultural de Belém cerca de 40 investigadores – provenientes de universidades e centros de estudos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Finlândia, Eslováquia, Dinamarca e Estados Unidos da América – dos domínios da música, da dança, do teatro, do cinema que irão promover, deste modo, um encontro e reflexão interdisciplinar entre profissionais e investigadores das artes performativas sobre múltiplos aspectos relacionados com o tema em estudo.

Programa e informações do evento


Music one participates in: performance from stage to street to pocket
por Atau Tanaka e Adam Parkinson

“A música digital passou por mudanças fundamentais – passou a ser em tempo real, tornou-se interactiva, tornou-se miniaturizada e completamente democratizada.

Irei traçar a minha experiência pessoal, numa altura em que se deve olhar para maiores evoluções no campo, com sensores, redes e mobilidade. Estas não são apenas mudanças tecnológicas, mas as mudanças que provocam mudanças nas abordagens musicais.

Os factores de mudança de forma mudam, o analógico é reconciliado com o digital, e novas direcções em Open Source e cultura DIY continuam a desafiar os nossos pressupostos naquilo que significa ser artista, compositor, performador, participante, num cenário de evolução musical/ tecnológica.”

Atau Tanaka.

Atau Tanaka

Atau Tanaka faz a ponte entre os campos media em arte, música experimental e investigação.

Trabalhou no IRCAM, foi Embaixador Artístico da Apple em França, onde também foi investigador no Sony Computer Science Laboratory e foi Co-Director Artístico do STEIM, em Amesterdão.

Atau cria instrumentos musicais baseados em sensores para improvisação e performance, sendo conhecido pelo seu trabalho em interfaces por bio-sinal.

Procura aproveitar a criatividade musical colectiva em ambientes móveis, procurando o lugar contínuo do artista em formas digitais democratizadas.

O seu trabalho foi apresentado na Ars Electronica, SFMOMA, Eyebeam, V2, ICC e ZKM, tendo sido o conselheiro do NESTA.

É Professor de DIgital Media na Universidade de Newcastle e Director do Culture Lab da mesma Universidade.

Adam Parkinson.

A investigação de Adam Parkinson combina noções de corporalidade e de escuta corporal, a dinâmica de performance de grupo e a noção do computador portátil como instrumento, e a filosofia da música de Deleuze.

As suas actividades musicais incluem improvisção de texturas com laptop, looping hip hop, electro e hard absurdo, techno glitch.

Desenvolve pesquisa no Culture Lab, Universidade de Newcastle.

29 de Outubro de 2011
09h30 -13h00

Auditório 1, 1º Andar da Torre B
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Av. de Berna, 26 C, Lisboa

  • Organização: CESEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
  • Coordenação: Paula Gomes Ribeiro, Isabel Pires

Tags: